segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ministério determina uso de Tamiflu para H1N1

Os médicos brasileiros estão orientados pelo Ministério da Saúde a receitar o medicamento oseltamivir (Tamiflu) para todos pacientes com síndrome gripal, mesmo antes do resultado dos exames, em estados onde há grande circulação do vírus H1N1. Segundo informações do próprio ministério, já está comprovado que o medicamento reduz a evolução da doença para um quadro grave, se ministrado nas primeiras 48h.
De acordo com o Cadastro de Informações da Influenza, o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), até 29 de julho de 2012, cinco Estados registraram 223 das 254 mortes decorrentes da gripe H1N1. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul lidera o ranking ao lado de Goiás com sete mortes registradas.
Dados do Sinan mostram que 87,8% dos óbitos de 2012 foram registrados nos estados de Santa Catarina (72), São Paulo (53), Rio Grande do Sul (49), Paraná (33) e Minas Gerais (16). O maior número de mortes foi registrado entre os dias 17 e 23 de junho, quando 46 pessoas morreram.
O Ministério detectou uma redução significativa de óbitos, sendo que nas três semanas seguintes ao período de pico, o total caiu para 36, 28 e 18. Entretanto, como existem casos em investigação, os números devem sofre alterações nos próximos dias.
Mato Grosso do Sul e Goiás lideram ranking no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul aparece com cinco mortes registradas no Sinan, mas em dados atualizados a partir de informações da SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Estado lidera o ranking ao lado de Goiás, com registro de sete mortes.
O sétimo caso foi registrado no dia 02 de agosto, com morte por complicações devido a doença, de Adriana Camilo Cintra, 28, que estava internada desde o início de julho no Hospital do Pênfigo. Somente de registros de casos, mais de cem já foram contabilizados no Estado.
Mortes de 2012 correspondem a 12,3 % dos casos registrados em pandemia de 2009
Apesar dos números elevados, dados do Ministério da Saúde mostram que o total de mortes em 2012, até o momento, corresponde a 12,3 % do total registrado durante a pandemia de 2009, na qual 2.060 pessoas morreram no país. Os cinco Estados que hoje lideram o ranking, também tiveram o maior número de casos naquele ano, concentrando 74% dos óbitos.
       

O alerta feito aos médicos é para que ministrem o oseltamivir (Tamiflu) o quanto antes, pois ele é mais eficaz nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas, que são febre e tosse ou dor de garganta, além de dor de cabeça, nos músculos ou nas articulações. (Com informações da Agência Brasil)

0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Design by WordPress Themes | Bloggerized by Service Point - Premium Themes |