Área Médica

01 de Agosto de 2012

ingestão moderada de bebida alcoólica pode ajudar a reduzir a incidência de artrite reumatoide em mulheres

 BMJ: ingestão moderada de bebida alcoólica pode ajudar a reduzir a incidência de artrite reumatoide em mulheres

Estudo prospectivo de coorte, publicado pelo British Medical Journal (BMJ), mostrou que a ingestão moderada de bebida alcoólica pode ajudar a reduzir a incidência de artrite reumatoide em mulheres.
As participantes da pesquisa foram 34.141 mulheres, nascidas entre 1914 e 1948, seguidas de 1° de janeiro de 2003 a 31 dezembro de 2009. O resultado principal mediu os novos casos diagnosticados de artrite reumatoide. Os dados sobre o consumo de álcool foram coletados em 1987 e 1997.
Durante o período de acompanhamento (226.032 pessoas/ano), 197 casos incidentes de artrite reumatoide foram identificados. Houve uma diminuição estatisticamente significativa de 37% no risco de artrite reumatoide entre as mulheres que bebiam mais de quatro copos de bebidas alcoólicas (um copo = 15 g de etanol) por semana, em comparação com aquelas que bebiam menos de um copo por semana ou que não ingeriam álcool. A análise do consumo de álcool a longo prazo mostrou que mulheres que relataram beber mais de três copos de bebidas alcoólicas por semana, em 1987 e em 1997, tinham risco 52% menor de artrite reumatoide em comparação com aquelas que nunca beberam.
Concluiu-se que o consumo moderado de bebida alcoólica está associado a um risco reduzido de artrite reumatoide em mulheres.

25 de Maio de 2012

Brasil registra remédio que pode prevenir HIV

 

 

 

 

 

O remédio Truvada, que recebeu o aval da comissão consultora da agência sanitária dos EUA para ser usado na prevenção de infecção pelo HIV, foi registrado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O antirretroviral é produzido pela Gilead.
Isso não significa, porém, que a droga passará automaticamente a ser usada no Brasil para tratamento de pacientes com HIV ou indicada antes de relações sexuais desprotegidas com parceiros soropositivos ou com situação sorológica desconhecida.
“O governo precisa discutir qual estratégia será adotada para o medicamento e chamar a sociedade para esse debate”, diz Jorge Beloqui, do Grupo Incentivo à Vida de São Paulo.
No início do mês, uma comissão ligada ao FDA recomendou a indicação do uso da droga, uma combinação de tenofovir com emtricitabina na prevenção da Aids. Isso permitiria que pessoas não contaminadas pudessem manter relações com soropositivos sem usar preservativo.
O remédio já é usado em vários países no tratamento de pacientes com Aids. Se a autorização for concedida pelo FDA, a fabricante poderá também indicar o remédio para prevenir a infecção. O Departamento de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde afirmou que o registro da Anvisa não vai modificar, no momento, a estratégia brasileira de combate à doença. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

 

 

 

 

17 de Maio de 2012

Um em cada três adultos sofre de pressão alta, estima OMS pela primeira vez

Esta foi a primeira vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou dados sobre pressão sanguínea em seu relatório anual. Além disso, também há dados sobre a presença de glicose em homens e mulheres. Esses dados foram coletados em 194 países e divulgados no relatório que acaba de ser lançado pela OMS. 
Os dados apresentados no relatório indicam que um em cada três adultos sofre de pressão alta. Esse problema, conhecido como hipertensão tem sido motivador de pelo menos metade das mortes por derrame e também por cerca de 45% por problemas no coração. Outro dado importante é que com diagnóstico e tratamento oferecido pelos países desenvolvidos, percebeu-se uma diminuição no número de pessoas com essa doença. Já no caso da África, por exemplo, o cenário é bastante diferente, pois cerca de 50% da população adulta têm hipertensão.
No Brasil, em 2008, o percentual de homens com a doença era de 39,4% e das mulheres de 26,6%. Comparando esses dados com o levantamento mais recente feito pelo Ministério da Saúde houve uma diminuição dos casos. São cerca de 22,7% dos brasileiros adultos que possuem a doença. Além disso, outro problema é que a doença se agrava com o avanço da idade dos pacientes. Na população idosa, quase 60% possuem a doença. Já entre os jovens entre 18 a 24 anos, são 5,4%.
 









RN se prepara para vacinar mais de 400 mil pessoas contra a gripe
Campanha vai de 05 a 25 de maio em mais de 1.700 postos de vacinação em todo o RN

 03 de Maio de 2012

VASECTOMIA MELHORA VIDA SEXUAL

Ao contrário dos temores populares, a vasectomia, procedimento cirúrgico pelo qual um homem pode tornar-se estéril, não prejudica a vida sexual masculina, de acordo com pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo. O estudo indica que, na maioria dos pacientes, o desejo sexual e a satisfação até aumenta após a cirurgia. Para confirmar esse dado, os pesquisadores usaram um questionário que mede coisas como a capacidade de ereção, a ejaculação, a libido e a satisfação sexual do paciente. E dois terços dos pacientes relataram que o desejo e a satisfação sexual aumentaram após a vasectomia. Os autores acreditam que isso acontece por causa de um do relaxamento psicológico que a técnica de controle de natalidade traz ao homem.

27 de Abril de 2012

SUS lança campanha contra gripe: população prisional também será atendida

O Ministério da Saúde lançou na terça-feira (24) a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe.

Os públicos alvos da campanha são gestantes (em qualquer período gestacional), pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, profissionais de saúde, indígenas, e pela primeira vez a campanha também vai atingir a população prisional.

Entre 05 a 25 de maio, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para realizar a imunização.

No primeiro dia da campanha (05) acontecerá o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h.

A campanha será realizada, em conjunto, entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país.

 20 de abril de 2012


Estudo afirma que câncer de mama é conjunto de 10 doenças diferentes


Um estudo liderado por uma dupla de cientistas portugueses que trabalha no Reino Unido descobriu que o câncer de mama é, na verdade, um conjunto de dez tumores separados. A pesquisa foi apresentada na edição desta quinta-feira (19) da revista científica britânica "Nature".

O grupo de pesquisadores europeus e canadenses analisou cerca de dois mil tumores e descobriu que eles podem ser divididos em subtipos causados por mutações genéticas diferentes o suficiente para merecerem tratamentos específicos.

Para eles, cada subtipo é como se fosse uma doença diferente e independente, com causas e consequências próprias. E apenas um deles tem características hereditárias -- ou seja, pode ser passado de mãe para filha.
Alguns desses tumores têm alto risco de morte. Outros são mais fáceis de serem tratados. Segundo os cientistas, se os médicos conseguirem identificar exatamente com qual tumor eles estão lidando, os tratamentos podem ser mais diretos e dar resultados melhores.

Um dos subtipos que mais chamou a atenção foi um que parece ser reconhecido pelo sistema de defesa do organismo. Um dos grandes desafios do tratamento do câncer é fazer com que nossas células de defesa reconheçam o tumor como uma ameaça. A descoberta pode ajudar a abrir caminhos para novas possibilidades de tratamento não apenas para esse tumor, mas também para outros tipos de câncer.

24 de março de 2012

OMS alerta para epidemia oculta de tuberculose entre crianças

 Crianças de até 15 anos com tuberculose frequentemente não são diagnosticadas por duas razões: falta de acesso a serviços de saúde ou falta de preparo dos profissionais para reconhecer sinais e sintomas da doença entre pessoas desse grupo. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS) que lembra hoje (24) o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose.
A entidade ressaltou que foram feitos progressos no combate à doença – o total de mortes registradas caiu 40% em relação a 1990. Ainda assim, a tuberculose entre crianças configura, segundo a OMS,  uma epidemia oculta na maioria dos países.
Ao todo, 200 crianças morrem todos os dias em razão da tuberculose – ainda que o custo para prevenir a doença seja US$ 0,03 por dia e o custo do tratamento para curar a doença seja US$ 0,50 por dia.
A estimativa é que pelo menos 500 mil bebês e crianças sofram com a doença todos os anos, enquanto 70 mil morram. Crianças menores de 3 anos e as que enfrentam desnutrição severa e que têm o sistema imunológico comprometido apresentam maior risco de desenvolver tuberculose.

7 de fevereiro de 2012

370 mil médicos
Este é o número de profissionais em atividade no Brasil, segundo pesquisa do Conselho Federal de Medicina. Em 40 anos, o número de médicos em atividade no país aumentou 530%. De 58,994 mil profissionais, em 1970, pulou para 371,788 mil, em 2011. O crescimento foi maior que da população brasileira no mesmo período, que ficou em 104,8%, segundo dados do IBGE.

 1 de fevereiro de 2012
Em audiência Judicial, Secretaria de Saúde do RN anuncia convocação de concursados

Depois da audiência judicial, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou a convocação de aprovados em concurso público. Segundo a Assessoria de Comunicação da Sesap serão chamados 34 técnicos de enfermagem, 10 enfermeiros e 04 médicos clínicos gerais para o Hospital Ruy Pereira.

Além disso, serão colocados em funcionamento 20 leitos de clínica médica no Hospital Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. Essas medidas contribuirão para melhorar a situação do Hospital Walfredo Gurgel, que atualmente conta com 93 pacientes que necessitam de atendimento clínico com urgência, 38 politraumatizados, no aguardo de transferência para outras unidades hospitalares, 11 com diagnóstico de problemas vasculares decorrentes de diabetes e 26 com solicitação de internamento em unidade de terapia intensiva.

 18 de janeiro de 2012
TAC garante abertura de vagas para Estratégia Saúde da Família

Para tentar resolver o desfalque de profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família em Natal, o Ministério Público firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura do município, que se dispôs a criar cargos públicos para preencher as equipes já existentes e expandir a estratégia, de acordo com o Plano Municipal de Saúde de Natal 2010-2013.

08 Janeiro 2012


Força Nacional do SUS abre cadastro para voluntários

Fonte: Agência Saúde


Interessados poderão ser convocados pelo Ministério da Saúde para atuar em situações emergenciais, que envolvam, por exemplo, desastres naturais e calamidades públicas


O Ministério da Saúde abriu o cadastro para voluntários que queiram se inscrever na Força Nacional do SUS. Os interessados devem preencher a ficha eletrônica de inscrição (clique aqui). O banco de voluntários será organizado pelo Ministério da Saúde, que poderá acionar os profissionais, conforme cada situação de emergência.

Podem se cadastrar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) - médicos Intervencionistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores de veículos de urgência; profissionais de saúde dos hospitais universitários, dos institutos nacionais e da rede assistencial hospitalar federal, estadual e municipal. 
TREINAMENTO - Os candidatos que integrarem as equipes passarão por atividades de capacitação e processo de educação permanente obedecendo aos critérios definidos ministério.

Óleo de peixe pode ajudar no tratamento da leucemia

Fonte: EurekAlert!

Uma notícia tem animado os pesquisadores e pacientes que sofrem com a leucemia. Um composto produzido a partir de óleo de peixe pode levar à cura da doença. Segundo os pesquisadores, o óleo funciona tendo como alvo as células doentes.

O composto delta-12 protaglandin-J3, ou D12-PGJ3, é produzido a partir de ácido eicosapentaenóico (EPA), um ácido graxo Omega-3 encontrados nos peixes e no óleo de peixe e atacou e matou as células-tronco da leucemia mielóide crônica, ou CML, em camundongos.
Durante o experimento, os pesquisadores injetaram cerca de 600 nanogramas de D12-PGJ3 diariamente em cada camundongo durante uma semana. Os testes mostraram que os camundongos fora, completamente curados da doença, e o hemograma apresentou resultados normais. Os animais não apresentaram recaídas.

 27 Dezembro 2011


Planos de saúde serão obrigados a divulgar lista de hospitais e médicos credenciados na internet

Fonte: Agência Brasil

As operadoras de planos de saúde serão obrigadas a divulgar na internet a lista de prestadores credenciados, como hospitais e médicos. A norma definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

Para as operadoras com 100 mil clientes ou mais, a obrigatoriedade vale a partir de junho de 2012. As empresas com número de usuários inferior a 100 mil têm até dezembro do próximo ano para se adequar.

Os planos de saúde deverão informar o nome do estabelecimento e profissional credenciados, serviços contratados, endereço e telefones de contatos. As operadoras com mais de 100 mil clientes devem, inclusive, apresentar a localização geográfica dos prestadores por meio de mapas e imagens.

O uso de mapas é obrigatório também para os planos com 20 mil a 100 mil usuários. A exigência não vale para as operadoras com até 20 mil clientes.

A resolução proíbe que as informações na internet sejam restritas apenas aos clientes do plano, ou seja, deverão estão disponíveis para qualquer cidadão. Os dados devem ser atualizados em tempo real.

Com essa medida, a ANS espera que o usuário de plano de saúde tenha mais facilidade em encontrar um serviço ou profissional próximo a sua casa, trabalho ou durante uma viagem.

As operadoras que descu

03 Dezembro 2011


Alterações epigenéticas e estresse oxidativo ajudam a explicar câncer de pele

Fonte: Diário da Saúde
Melanoma
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está desvendando a relação entre as alterações epigenéticas e o estresse oxidativo e o desenvolvimento de tumores.
Os resultados do estudo estão se mostrando importantes para o avanço do conhecimento em especial sobre o melanoma, o mais grave tipo de câncer de pele.
A epigenética é o estudo da parcela do genoma que não codifica proteínas, mas que tem papel na regulação dos genes.
Já o estresse oxidativo é o resultado do excesso de produção de radicais livres, que reduz a capacidade do sistema antioxidante presente em cada tecido.
Melanócito
O grupo trabalha há cerca de uma década com a biologia celular do câncer, sob a liderança da professora Miriam Galvonas Jasiulionis, do Departamento de Farmacologia.
Os estudos têm usado um modelo de transformação do melanócito - célula que produz a substância pigmentar da pele - em melanoma.
"O modelo consiste em submeter a condições sustentadas de estresse uma linhagem de melanócitos que não são tumorais, a fim de observar suas mudanças morfológicas até que se transformem em melanoma.
"Assim, observamos como as transformações ocorrem apenas a partir da alteração das condições ambientais, sem a introdução de oncogenes", explica a professora Miriam Galvonas Jasiulionis, coordenadora da pesquisa.
Risco do melanoma
O principal fator de risco para o melanoma é a exposição prolongada aos raios ultravioleta, que causa uma condição de estresse oxidativo.
Por isso é usado o modelo no qual o melanócito não tumorigênico é submetido a vários ciclos de estresse, adquirindo progressivas alterações celulares.
O modelo usa tanto linhagens de melanoma metastáticos como não-metastáticos, ampliando as possibilidades de estudos. O estresse é provocado pelo bloqueio da adesão celular do melanócito.
"O modelo que utilizamos permite estudar uma série de aspectos, em especial as alterações epigenéticas, que estão relacionadas às alterações ambientais. Sabemos também que as condições crônicas de estresse oxidativo estão relacionadas ao aparecimento de diferentes patologias. Por isso, o modelo poderá servir também para outros casos além do melanoma", destacou.

Brasil aprova novos remédios antivirais para tratar hepatite

Fonte: Folha.com

A entrada no Brasil de duas novas drogas contra a hepatite C --doença sem vacina e cujos tratamentos atuais são de baixo sucesso-- pode representar uma mudança na vida das 3 milhões de pessoas infectadas no país.

Já usados na Europa e nos EUA, o telaprevir e o boceprevir foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O telaprevir, mais recente, recebeu o aval da agência neste mês, e o boceprevir, em julho.

A expectativa é que as drogas estejam disponíveis na rede pública em 2012.
Um terceiro remédio tem tido resultados promissores. Aprovado nos EUA, o alispolivir tem uma vantagem importante sobre as drogas que vão entrar no mercado brasileiro: funciona contra o três principais genótipos do vírus da hepatite C, não só contra o tipo 1. O remédio aguarda liberação da Anvisa para ser testado no Brasil.

19 Novembro 2011


Beber cerveja evita desenvolvimento de doenças cardíacas, diz estudo

Muitos estudos comprovam os benefícios do consumo de uma taça de vinho por dia para evitar doenças cardíacas, mas um novo estudo, publicado na revista European Journal of Epidemiology, indica que os mesmo benefícios podem ser obtidos com um copo de cerveja.
Pesquisadores analisaram 16 estudos com mais de 200 mil participantes e descobriram que os que bebiam cerveja com moderação tinham menos de 31% de chances de desenvolver algum tipo de doença no coração.
De acordo com o estudo, álcool em quantidades moderadas aumentam o HDL (bom colesterol) e quanto maior a quantidade deste colesterol no corpo, mais protegida a pessoa está de doenças do coração.
Beba com moderação
Segundo os pesquisadores, a cerveja traz mais benefícios que o vinho por conter mais água, ajudando a evitar que se beba em grandes quantidades.
Os pesquisadores explicam que beber moderadamente significa um copo por dia para as mulheres, e dois, para os homens.
O estudo alerta que quem consome bebidas alcoólicas em excesso, no entanto, não aproveita os benefícios, somente os efeitos negativos da cerveja à saúde. 

Nova droga eleva colesterol bom e reduz o ruim

Fonte: UOL
Estudo apresentado nesta semana no congresso da American Heart Association, em Orlando, nos EUA, mostra que um novo remédio conseguiu aumentar os níveis do chamado colesterol bom, o HDL, e baixar as taxas do ruim, o LDL.
Quando combinado aos remédios já usados para baixar colesterol (estatinas), o evacetrapib mais que dobrou os níveis de colesterol bom e reduziu em até 35% o colesterol ruim, além de diminuir os triglicérides, outro indicador de risco cardíaco que é medido em exames de rotina.

Editoria de Arte/Folhapress
O novo remédio pertence a um grupo de substâncias que inibem uma proteína responsável por transferir colesterol do HDL para o LDL, aumentando a proteção contra o entupimento dos vasos.

Câncer de próstata poderá ser diagnosticado com exame de urina

Fonte: EFE

Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan desenvolveu um novo exame de urina que detecta o risco de câncer de próstata e que pode servir de indicador sobre a necessidade de fazer ou não uma biópsia.

Nozes ajudam no tratamento de obesidade, diz estudo

Fonte: UOL Ciência e Saúde

Cientistas encontraram relação entre o consumo de nozes e o aumento dos níveis de serotonina no corpo de pacientes obesos com risco elevado de desenvolver doenças cardíacas. O estudo foi publicado na revista ACS' Journal of Proteome Research.

A serotonina é uma substância que ajuda a transmitir os sinais nervosos e diminui a sensação de fome, além disso, ela faz com que as pessoas se sintam mais felizes e melhora a saúde do coração.

Eles ressaltam que o estudo fornece a primeira evidência em seres humanos dos efeitos benéficos do consumo de nozes na redução dos níveis de substâncias no corpo associada com inflamação e outros fatores de risco cardiovascular em pacientes obesos.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Design by WordPress Themes | Bloggerized by Service Point - Premium Themes |