quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Medidas simples tomadas pela população são a melhor forma de evitar casos da doença



      O verão chegou e, com ele, chuvas e calor - condições ideais para a reprodução do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por isso, é importante que a população se mobilize e faça sua parte, eliminando ou cobrindo os locais de concentração de água limpa, que servem como criadouro para o mosquito. "A grande maioria dos focos está nas próprias residências. O morador é um agente importante nesse processo", alerta Fabiano Pimenta, diretor técnico de Gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.
      O Aedes aegypti se prolifera dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos e hotéis), em qualquer lugar que acumule água limpa (caixas d'água, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro e vasos de plantas). Os sintomas mais comuns da doença são febre, dores pelo corpo - principalmente nas articulações - e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas na pele e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
      O Governo Federal repassa recursos por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e fornece os insumos (inseticidas) para combate ao mosquito e os kits para diagnóstico da dengue. Os municípios são os responsáveis pelas ações diretas, como as visitas domiciliares e, nos casos de emergência epidemiológica, por fazer a borrifação de inseticida com os fumacês. Mesmo com o trabalho dos municípios, dos estados e do Ministério da Saúde, a população tem que fazer a sua parte.


VIDEO/SINTOMAS DA DENGUE
 "DENGUE" ASPECTOS CLINICOS


0 comentários:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Design by WordPress Themes | Bloggerized by Service Point - Premium Themes |